Nasce uma rádio ao vivo e online

      Em 1985 eu recebi uma proposta de trabalho na BBC, em Londres, onde estava fazendo um curso de direção de rádio e tv. Quando liguei para conversar sobre isso com meu pai, decobri que tinha vencido a concorrência de uma rádio FM em Itabuna, Bahia, minha cidade. morena fm
      Não foi fácil decidir entre ficar na Inglaterra ou voltar a Itabuna. Passei uma noite vagando pelo Hyde Park, pensando, pesando, decidindo. E a decisão foi voltar e fazer uma rádio FM como sempre achei que deveria ser feita. Sempre critiquei as FMs do Brasil.
      Era hora de ver se estava certo.
      O nome surgiu a 30 mil pés, no voo de volta, quando percebi como estava branco, depois de um ano de Londres e nenhuma praia. "Finalmente vou ver gente morena de novo", pensei. Assim surgiu o nome, muito antes de chegar a Itabuna.
      A partir da volta, entrei numa maratona em busca dos melhores equipamentos para montar a rádio em Itabuna, pesquisando o que se fazia nas capitais, conversando com radialistas em vários estados.
      A rádio Morena FM entrou no ar em 6 de dezembro de 1987 com duas novidades no setor. A primeira foi ser inaugurada já com todo seu espaço tomado por anunciantes de Itabuna, fruto de planejamento, estratégia e o talento vendedor de meu diretor de vendas, Carlos Leahy.
      Escolhemos 100 empresas e começamos com elas. A maioria continua na rádio até hoje, com exceção das que fecharam nas várias crises pelas quais o Brasil passou.
      Outras estão anunciando na Morena FM desde que foram fundadas. O segredo, que não é segredo, é ter credibilidade, qualidade e visão de mercado para ser o mais eficiente possível para nossos clientes em Itabuna e de outras cidades.
     
      Filosofia
      A Morena FM sempre teve como objetivo fazer uma rádio tão boa ou melhor que as das capitais em Itabuna. Por isso foi a primeira a só usar músicas digitais na programação, em 1991, dois anos antes de qualquer outra. Também foi a primeira a só usar comerciais digitais, em 1993, quando ninguém falava disso no Brasil.
      Na programação começamos com outra ousadia. Lembra que falei ali atrás de duas inovações quando inauguramos? Pois a segunda foi dar um choque nos ouvintes. Em Itabuna e no sul da Bahia as rádios, até então, só tocavam música brega, temas de novela e samba baiano (pré-axé). Passamos o primeiro dia tocando de tudo, menos isso.
      A primeira música a tocar na Morena FM foi a instrumental Guaicá, de César Camargo Mariano, seguida de rock, MPB, dance, blues, jazz, pop, salsa... Foi um choque da rádio que acordou o ouvinte de Itabuna e gerou comentários pelo resto do mês. No dia seguinte, entramos com a programação completa.
      A filosofia da Morena FM como rádio sempre foi de independência (nunca aceitamos jabá nem imposições de gravadoras, fazemos jornalismo independente e sério, não trabalhamos com políticos), qualidade (de áudio, de músicas, de locução, de comerciais) e parceria com a comunidade (apoiamos as entidades e a cidade em suas campanhas e lutas)
      A Morena FM também se orgulha de ser 100% de Itabuna. É a única em que os donos são da cidade, assim como todos os locutores e a programação. Nada vem de fora. Toda a programação é feita pela própria Morena em Itabuna, onde o lucro e os salários são gastos.
     
      Amiga dos artistas
      A rádio Morena FM, desde o primeiro dia, apoia intensamente os artistas grapiunas (de Itabuna e do sul da Bahia), tocando cada um com o mesmo espaço dos nacionais.
      Graças a este trabalho, artistas como Cacau Com Leite, Emerson Mozart, Caê, Fabiano Carilo, Robertinho Rondó, Leo Cavalcante, Guiga Reis, Marcelo Ganem, Pingo Grapiuna, entre muitos outros, tocando sempre na rádio passaram a ser conhecidos do público regional.
      Voce pode conhecer a música deles em nossa página do Soundcloud
      Em 1993 lançamos o Projeto Jupará de Valorização do Artista Grapiuna, que gerou o Troféu Jupará (15 anos elegendo os melhores artistas da região por voto direto do público em Itabuna e Ilhéus), a Jupará Records (selo que lançou vários discos de artistas grapiunas) e a Fundação Jupará. O projeto ajudou no aparecimento de vários estúdios e projetos da rádio.
      Primeira rádio do Brasil a transmitir online 24 horas por dia (1996), a Morena FM vem ampliando seu público pela internet, seja pelo site, seja pelo aplicativo para smartphone, levando o talento desses artistas regionais para o mundo inteiro, com muito orgulho.
      Esta é a Morena FM, uma rádio com atitude.
     
      Marcel Leal, presidente.

      A Morena FM é uma rádio FM de Itabuna, Bahia, Brasil, transmitindo também para Ilhéus, Itajuipe, Coaraci, Una, Itacaré, Buerarema, Canavieiras, Ubaitaba, Ubatã e Ibicaraí, entre mais de 70 cidades, cobrindo Itabuna e Ilheus com jornalismo.
      A rádio Morena FM transmite 24 horas ao vivo pela internet, a partir de Itabuna, Bahia, com músicas grapiunas, baianas, de MPB, pop, rock, blues, dance, forró, axé, reggae, metal, hard rock, entra outras. Tem jornalismo independente e dicas para os ouvintes.


ao vivo
Windows Media Player Winamp, iTunes QuickTime


 

Copyright©1996-2016 Morena FM 98, Rua Hercília Teixeira, 819, Conceição, 45.605-308, Itabuna, BA, Brasil | Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.